A sociedade actual tem uma característica inquestionável: está em constante mutação.
Desta forma, ao apresentar as diferentes e principais Técnicas de Comunicação, é necessário reter a ideia de que as mesmas devem ser adequadas no espaço e no tempo em que são realizadas, como acontece com o Marketing de Guerrilha, cuja importância pode diminuir, chegando mesmo a desaparecer.
Contrariamente, o Marketing Interno, de extrema utilidade para as empresas e organizações, e o Marketing Relacional, que se refere às interacções com os clientes, a um nível directo e pessoal, serão, seguramente, técnicas que tão cedo não cairão em desuso. O mesmo podemos verificar com o Event Marketing (área de eventos) e Experience Marketing (Marketing adequado às experiências) que, por aproximarem o público do produto, utilizando ferramentas de âmbito emocional, serão aquelas que com mais facilidade prenderão a atenção dos consumidores, segundo a perspectiva de Heart Share. Mas engana-se quem pensa que esta tarefa é simplista, na medida em que nada há de mais complicado, nesta área, do que tornar uma marca única e fazer o cliente “apaixonar-se” pela mesma.
Se para uns o lado emocional é de incontestável relevância, para os investigadores, o Neuromarketing surge para colmatar algumas falhas existentes. Esta técnica tem como objectivo tentar perceber a mente dos consumidores, bem a sua reacção a determinados estímulos, de modo a criar e implementar estratégias cada vez mais eficazes.
No início deste texto, foi referenciado as constantes mudanças da sociedade contemporânea, também resultado de uma cada vez maior variedade de gostos, pensamentos, crenças, opções… O PunkMarketing vem dar resposta a estas novas necessidades, recorrendo a diversas técnicas em simultâneo, algo que, se não for devidamente trabalhado, poderá falhar redondamente.
Quando temos um grupo de consumidores que estão unidos ou ligados por um aspecto comum, as empresas e organizações podem optar por uma outra técnica: Marketing Tribal.
A evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação têm-se revelado uma grande mais valia para que se verifique o sucesso destas técnicas. Igualmente importante é o recurso às ferramentas disponibilizadas pelo acesso à Internet e que facilmente se implementam junto do público, como acontece com o YouTube. Mas dada a enormíssima quantidade de informação disponível e com a qual os consumidores são diariamente confrontados, o uso da técnica Marketing Viral deve ser comedida. Além disso, deve ser prioritária a qualidade da informação em detrimento da quantidade.
E como se verifica, ainda, uma saturação do mercado, o Buzz Marketing o vulgo "passa-palavra", sempre foi aquele que obteve melhores resultados. Tudo isto, porque são os próprios consumidores a funcionarem como instrumento credível de divulgação da marca.
Tendo em conta a relativa acessibilidade financeira das técnicas apresentadas, é possível investir num aspecto diferenciador: a criatividade. Criar uma marca que pauta pela originalidade é algo que resulta sempre da melhor maneira.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
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2 comentários:
Ficam os meus comments finais:
Acho que está um trabalho de qualidade e responde ao que foi pedido. Espero que corresponda a uma aprendisagem real sobre os temas. Talvez tivesse explorado mais a questão multimédia
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