terça-feira, 16 de dezembro de 2008
9 - MARKETING INTERNO
O Marketing Interno é utilizado pelas empresas e organizações para motivarem os seus funcionários!
Este era um tipo de comunicação que não era muito usado nas empresas nacionais até há uns poucos anos, ou se o era é porque não transparecia para o exterior!
No entanto lembro-me que dos primeiros actos de marketing interno que vi, foi quando entrei num mcdonalds e encontrei um quadro com uma fotografia que dizia "Empregado do Mês"!
Este tipo de motivação hoje em dia poderá ser visto em muitas outras empresas e isso é positivo, pois as organizações finalmente perceberam que funcionários motivados é igual a maior e melhor produtividade!
Num artigo publicado por Nayara Barbosa Soares Souto, a investigadora concluia que:
"Indivíduos motivados apresentam um padrão de comportamento de acordo com as expectativas geradas pela função que ele exerce na empresa, qualidade no serviço (através de um ótimo atendimento), atendimento às necessidades do cliente externo e conseqüentemente a fidelização desse cliente que percebe o trabalho de maneira positiva."
Tendo concluido também que:
"As empresas precisam antes de qualquer coisa convencer o seu público interno a comprar o seu produto e quando isso acontece, a relação entre cliente, produto/serviço e colaborador fica muito mais fácil e natural."
Vantagens:
- estudo das fraquezas e pontos fortes dos recursos humanos com vista à optimização;
- aumento da motivação e produtividade;
Desvantagens:
- demasiadas reuniões que pressuponham interrupção do trabalho
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário