segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

2 - MARKETING VIRAL

Marketing Viral é a técnica de comunicação que visa explorar redes sociais existentes para a promoção da marca.

As organizações utilizam este tipo de comunicação com vista a tornar mais conhecida a sua marca, tendo inicialmente como nicho as redes sociais, que estão muito em voga, como por exemplo o "Hi5"!
O objectivo central é o de fazer com que as mensagens sejam reproduzidas como uma "epidemia", seja através do "Hi5", de blogs, ou de outras organizações de grupos sociais!


Em entrevista à Pentágono Produções, marca com enorme cunho "viral" em toda a sua forma de comunicar, quando perguntamos quais as ferramentas e métodos utilizados pela produtora disseram-nos que:
"A Pentágono Produções em pouco mais de um ano de existência conseguiu uma enorme notoriedade face aos seus concorrentes, através de acções de comunicação virais. Para um contacto directo com o nosso público-alvo, utilizamos imenso o perfil hi5 Pentágono Produções , o msn e principalmente a jóia da coroa que é o blog Pentágono!"


A PentágonoTV publicada no blog, no hi5 e no canal do youtube da produtora rapidamente se propagou, tendo sido esta convidada a apresentar-se num Seminário na Fnac, e também chegado ao som da rádio nacional, antena3!
A Pentágono Produções apontou como duas maiores vantagens deste tipo de comunicação "os custos nulos e a fácil propagação das ideias/projectos"!

A Ford também aproveitou a rede social Hi5 para lançar o reality show Ícones, tendo sido explicado em meiosepublicidade
"Agora, a Ford foi mais além. Com o lançamento do novo Fiesta previsto para Outubro, a marca de automóveis decidiu promover o produto criando um reality show no Hi5. Ícones é o primeiro reality show em Portugal e consiste em cinco jovens que, com a ajuda de um kit de sobrevivência - constituído por um novo Fiesta, um macbook, um telemóvel e um cartão bancário - ultrapassem desafios que são propostos. No fim, o concorrente mais popular ganha o novo Ford Fiesta."


A Fanta foi a primeira a criar o seu perfil oficial no Hi5, e muitas se seguiram e para quantificar em números as razões para aq eficácia deste tipo de comunicação:
"A comunidade virtual Hi5 tem mais de dois milhões de utilizadores registados em Portugal. No ano passado, dados da Marketest apontavam para que 17% das páginas que foram visitadas por cibernautas portugueses tinham o endereço www.hi5.com."

Marketing Viral
Vantagens:
- acção imediata;
- facilidade na duplicação da mensagem;
- custos reduzidos.
Desvantagens:
- difícil de interromper se não estiver a ser bem sucedida (perda de custos, recursos e tempo)

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