sábado, 10 de janeiro de 2009

3 - MARKETING TRIBAL

Marketing Tribal é o tipo de Marketing que se especializa em grupos de consumidores que partilham características ou interesses semelhantes!
Depois do "Fordismo" em que a estandardização era uma constante, eis que novos tempos onde a diferença, irreverência e exclusividade são valores bem mais vigentes!

As "tribos" são muito fieis às suas convicções, principios e preferências, e no momento de decisão da compra, por vezes não se importam de dispender mais €uros num produto em detrimento de outro que até possa fazer o mesmo feito, só porque esse produto tem inerente a si uma marca que partilhe da mesma forma de pensar da sua "tribo"!

Um bom exemplo de marketing tribal que gostaria de partilhar é o da "Optimus Tag", que se direccionou e muito para os movimentos tribais mais "fanáticos", os jovens!
O "tag" proporciona às tribos mais jovens a resolução das suas necessidades mais básicas de hoje em dia: comunicação ilimitada entre outros "tags", levando a que os jovens das "tribos" incentivem os seus "semelhantes" a adquirem também o serviço:

A criação de grupos na internet, por iniciativa das empresas, tem ajudado em muito a criação de verdadeiras comunidades, que ao vender o produto a um cliente promove também o seu grupo. Havendo interesse, a pessoa junta-se a este grupo, contribuindo e de que forma para a fidelização do cliente.

A estandardização em grande escala "vai lá longe", no entanto é a estandardização dos interesses e preferências que vigora entre os membros de uma mesma "tribo", facilitando desta forma a apresentação de um produto que se sabe à partida que irá satisfazer os seus interesses e espalhar as vantagens do produto apresentado.

Marketing Tribal
Vantagens:
- conhecimento do público-alvo;
- fortalecimento de laços com e entre os consumidores;
- criação de uma grande comunidade que adere ao produto/serviço
Desvantagens:

- critérios sócio-demográficos passam para segundo plano;
- direccionada para nichos de mercado;
- pouca aceitação pela maioria dos segmentos de mercado;
- necessidade de constante actualização

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