quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

4 - PUNKMARKETING

2comunicate - "Punk Marketing":
Todos os dias somos bombardeados com publicidade em todo o lado, seja na televisão, nos jornais, nas rádios, no metro, na rua, o que é facto é que estamos constantemente a ser "convidados" a adquirir os produtos ou serviços das múltiplas marcas publicitadas!
Muitas marcas a comunicar todos os dias e em "todo o lado", resultam num enorme "ruído"! A mensagem quando não chega ao receptor é porque não se estabelece comunicação, é o que acontece a muitas marcas que no meio de tanto ruído não se conseguem "fazer ouvir"!

Novas e inovadoras técnicas de comunicação têm surgido nos últimos anos surgidas da necessidade das marcas conseguirem "passar" a sua mensagem, quebrando com as técnicas do passado que eram monocórdicas e pouco ou nada diferenciadoras!
"Punk Marketing"! Este novo conceito resulta de uma corrente de pensamento que considera que o poder está cada vez mais nas mãos do consumidor, e muitos autores consideram que estamos a viver uma revolução!
Comparam esta revolução à provocada pelo movimento punk na música e sociedade em finais de 70, daí o "primeiro nome": punk!!!
Punk Marketing é visto por muitos como o "grito do Ipiranga" que comunica uma distinta forma de fazer as coisas face ao passado!!!
Internet ou até telemóveis constituem-se como canais preponderantes em alternativa à TV para que o Punk Marketing propague a sua mensagem, consideram Mark Simmons e Richard Laermer que escreveram um livro sobre o "Punk Marketing"onde é apresentado o seu manifesto!

Os autores de "PunkMarketing", Richard Laermer e Mark Simmons, convencionaram os principios básicos deste tipo de comunicação:


O PunkMarketing é a filosofia criada pela necessidade de fuga/escape ao quotidiano/convencionalismo!


A Converse Shoes é uma multinacional que se tem destacado pela sua atitude, arrojada e jovem, quebrando barreiras e normalmente apresenta anúncios publicitários, como o que aqui disponibilizo, onde é contada uma história!É de facto um óptimo exemplo de "bem fazer" punk marketing!

PunkMarketing
Vantagens:
- aproximação a consumidores com determinados tipos de requisitos;
- uso de variadas técnicas.
Desvantagens:
- pode falhar se for levado ao extremo

Sem comentários: