domingo, 19 de abril de 2009

5) COLGATE - "COLGATE TOTAL 12"


A Colgate-Palmolive Company é a "casa mãe" da conhecida marca de produtos dentários Colgate, com dezenas de anos de história apostando sempre na saúde e segurança dos seus produtos.
A Colgate é uma marca também muito familiar, devido à sua vasta gama de produtos dentários, que poderão "ajudar" as crianças com pastas dos dentes com cálcio, bem como os adultos homens e mulheres, com outras pastas que visam a satisfação das necessidades destes.A exemplo desta variada é a "Colgate TOTAL 12":

O spot da campanha "Colgate TOTAL 12" anteriormente publicado possui um tema musical calmo e com um nível de som muito "baixo", funcionando como música de fundo transmissora de "boas energias", de "relax" e segurança. A sonoplastia limita-se a essa música de fundo e à voz da figura pública brasileira Luciana Lopes que num testemunho pessoal transmite a sua experiência ao usar "colgate TOTAL 12", enumerando os seus principais benefícios. Há também a "voz off" de um homem que no final do spot enumera as características deste produto.
A Luciana Lopes representa a mulher moderna, que cuida muito a sua beleza e forma física, preocupada com a saúde e o bem-estar, desportista e jovem. Apresenta-se vestida de forma informal, mas ao mesmo tempo com uma imagem cuidada e limpa, a fazer pequenos exercícios físicos, alongamentos...! Luciana interage com consumidor falando directamente para ele, através da fixação do olhar na objectiva da câmara.


A estratégia criativa adoptada pela Colgate é a reivindicação preemptiva já que o uso dos seus produtos possibilitam benefícios semelhantes aos da concorrência, prometendo-se o básico (o que todos os produtos fazem), mas a que nenhum outro faz referência na sua publicidade. É o exemplo do spot que foi aqui apresentado, pois se já todos principais players do mercado possuem pastas com todas as características da "Colgate TOTAL 12", o facto é que nenhuma se lembrou de agregar todas essas características numa só, e as que fizeram não comunicaram.
Demonstra o factor exclusivo que este produto tem, diferenciado-se dos demais num segmento onde não há muita diferenciação, tendo como factores-chave a segurança da higiene oral.

Tem como objectivos publicitários a demonstração das qualidades do produto com um testemunho real de uma personalidade publica a transmitir a experiência vivenciada com este. Os benefícios são completamente racionais, já que o que é comunicado é toda uma diversidade de características técnicas que melhorarão a saúde e higiene dentária.
O Publico-alvo são homens e mulheres da classe média, média-alta, com idade dos 20 aos 40, sendo o segmento-alvo as mulheres da classe média, média-alta, com idade dos 20 aos 40, que normalmente são as decisoras deste tipo de compras. O consumer insight deste spot é o foco na "protecção dentária".

É pretendido com este spot publicitário a explicação e o entendimento perfeito de todas as características técnicas da "Colgate TOTAL 12", transmitindo dessa forma informação suficiente para o consumidor encarar a marca como segura e eficaz, dizendo que é o "primeiro e único creme dental colgate com a mais completa protecção por 12 horas":

Assume claramente um posicionamento técnico, baseando a sua comunicação nos atributos do produto. A prova da promessa é efectuada através de "reason why", já que no spot da campanha "Colgate TOTAL 12" é apresentado o testemunho real de uma figura pública e são descritas pela "voz off" os principais componentes do produto.
O tom da comunicação é demonstrativo.

Assinatura da marca: "world of care"


Slogan de campanha: "12 horas de protecção completa para uma boca mais saudável"


O território de execução da colgate é o vermelho, azul, branco, dentes, brilho!

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