O Marketing Relacional consiste em estabelecer interacções directas e pessoais com os clientes!
Devido à internet, cada vez é mais fácil a interacção com os clientes, no entanto é também devido à internet que cada vez mais a opinião dos clientes face a uma marca conta, devido ao seu lugar de destaque e consequente maior facilidade de propagação!
Assim, as organizações terão de estabelecer relações sérias, fiáveis, honestas, de entrega mutúa para com os seus clientes, sabendo e estando sempre disponivel para os ouvir, fazendo-os sentir como "parte" integrante dos produtos/serviços que lhes disponibilizem por muitos e longos anos!
É como um casamento, só com a união das sinergias e energias dos conjugues é que se consegue obter uma relação que seja duradoura, fidelizando assim os "clientes" até que a "morte os separe"!
Jim Stengel dá-nos a visão de marketing relacional, que deverá ser directo e interactivo:
Pedro Bettencourt Neves, director-geral da Boost, uma agência de comunicação que trabalha na integração das várias disciplinas do sector, explica que:
"Hoje em dia, o marketing relacional não pode ser visto como uma opção. Os consumidores estão diferentes, mais interventivos, mais reivindicativos. Como fazer frente a todas estas mudanças de paradigmas a que estamos a assistir? Falando com as pessoas, estabelecendo um diálogo efectivo, proveitoso e sincero com os consumidores".
E vai até mais longe, referindo que:
"não se trata de uma questão de apostar no marketing relacional. Essa fase já foi ultrapassada. O marketing relacional deve fazer parte de qualquer estratégia de afirmação de uma empresa ou de uma marca no mercado de consumo."
Marketing Relacional:
Vantagens:
- criação de proximidade e fortalecimento da relação com o cliente;
- comunicação segmentada;
- capacidade de medição de resultados;
Desvantagens:
- custos mais elevados
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
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