quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

6 - EXPERIENCE MARKETING

Experience Marketing é a área do Marketing que envolve os clientes, através de experiências!
A era da satisfação das necessidades por si só já terminou há muito tempo, ou seja, as organizações não só terão de satisfazer as necessidades dos publico-alvo, como também terá de os surpreender, cativar e apaixonar pela marca!
As pessoas preferem sentir, vivenciar, experienciar para assim melhor percepcionarem quais as vantagens que irão adquirir com a obtenção de produtos/serviços.


Em Portugal há um óptimo exemplo de uma empresa que se dedica exclusivamente a
"realizar os seus sonhos", trata-se de "A vida é bela"
, que está vocacionada a proporcionar aos seus clientes "emoção, prazer, sedução e inovação".
No site de "A vida é bela" é comunicado que esta foi "pioneira a desenvolver experiências exclusivas na área do turismo e do lazer".
Esta empresa "oferece" sugestões de experiências diversas, como por exemplo "Baptismo de helicóptero: 30m", propostas para pais, filhos, netos...!

Quem não se lembra do processo de decisão de compra de um automóvel???
Todos nós, directa ou indirectamente, já vivenciamos um momento desses, e na maioria dos casos só nos decidimos pela compra do automóvel "y" depois de o testarmos!
Estou a falar dos famosos "test-drives" que as marcas de automóvel proporcionam há já muitos anos aos seus potenciais clientes, como forma de os envolver, de envolver os seus sentidos!


Experience Marketing
Vantagens:
- proximidade e envolvimento com o consumidor (influência do campo emocional);
- torna as marcas mais competitivas.
Desvantagens:
- custos relativamente elevados, dependendo da dimensão da acção.

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