Buzz Marketing é a estratégia de comunicação na qual são os próprios consumidores a funcionarem como instrumento de divulgação da marca.
Mark Hughes, autor do livro "Buzzmarketing", refere que:
"BuzzMarketing consiste em capturar a atenção dos consumidores e da mídia até ao ponto em que falar sobre a sua marca torna-se divertido, fascinante e digna de ser notícia. É uma maneira de iniciar conversas."
Buzz ou word of mouth em português podem ser traduzidos como "boca-em-boca", focando-se esta técnica em dar um motivo para que as pessoas falem de seus produtos e serviços, e em facilitar a iniciação destas conversas.
Neste tipo de comunicação, os conceitos como satisfação de clientes, diálogos em duas vias, e comunicação transparente estão sempre presentes.
Os elementos básicos para que uma empresa consiga um eficiente e eficaz "buzzmarketing" são:
- Educar as pessoas sobre seus produtos e serviços;
- Identificar pessoas que compartilhem muito as suas opiniões;
- Usar e propiciar o uso de ferramentas onde a informação seja facilmente compartilhada;
- Estudar como, onde, e quando as opiniões são compartilhadas;
- Escutar e responder a colaboradores, inimigos ou neutros.
Buzz Marketing
Vantagens:
- credibilidade;
- custos baixos;
- facilidade de propagação da mensagem (passa-palavra e uso da Internet);
- interactividade
Desvantagens:
- pode não ter o impacto esperado (desvio da informação e objectivo)
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
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