quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

5 - NEUROMARKETING

É através do NeuroMarketing que se tenta perceber a mente dos consumidores, bem como a sua reacção a determinados estímulos!

Os aparelhos de neurotecnologia aplicados ao marketing permitem actualmente um estudo cientifico do consumidor.
Estes aparelhos permitem observar as reacções do cérebro face a mensagens e informações que lhe são propostas:


O neuromarketing é definido por muitos como o "estudo da actividade mental e das reacções cognitivas e emocionais do consumidor quando exposto voluntariamente a mensagens e outros estímulos de marketing tais como produtos e mensagens publicitárias através do recurso às tecnologias de recolha de imagens cerebrais (neuroimagiologia)".



Socorrendo-se das novas tecnologias de scanning cerebral, o neurocientista Read Montague, descobriu que muitos consumidores fiéis da Coca-Cola estão condicionados pelas imagens e mensagens publicitárias da marca, o que os leva a preferirem-na mesmo que, em blind tests a sua escolha caia sobre a concorrente.

Através da análise da actividade cerebral dos voluntários do estudo, Montague descobriu que esta alterava-se quando informados que tinham preferido a Pepsi à Coca-Cola. Conclui assim que o poder da imagem da marca era superior aos juizos sobre o sabor.

Em jeito de descontracção, é de notar que há também casos em que os juizos sobre o sabor são superiores ou iguais ao poder da imagem da marca:


Apesar de hoje em dia haverem cerca de 94 agências de "neuromarketing", o seu uso não é consensual, levantando suspeitas de foro ético! São muitos aqueles que advertem para alguns maleficios do neuromarketing, dizendo até que os responsáveis por esta prática "estão a prometer mais do que aquilo que podem oferecer"!
Estava a ver o "60minutos" na sicnoticias quando tive o prazer de ver e gravar um trecho de uma reportagem onde era abordada a temática:



Neuromarketing
Vantagens:
- criação e implementação de estratégias mais eficazes e objectivas;
- percepção das reacções dos consumidores
Desvantagens:
- custos elevados, devido ao recurso de equipamentos tecnológicos;
- problemas éticos.

1 comentário:

Anónimo disse...

The King Casino and Resort
The king casino and resort features หาเงินออนไลน์ a modern casino with everything you'd expect from a classic Vegas Strip casino. The resort features 스포츠 토토 사이트 50000 square feet of Funding: $250 millionDesign: herzamanindir.com/ Inspired ventureberg.com/ DesignMasters: Ivan https://septcasino.com/review/merit-casino/ Karaszko