O Marketing de Guerrilha é efectuado através de acções de comunicação e publicidade que quebram a rotina do dia a dia com algo surpreendente!
Cada vez são mais as marcas que se dedicam a esta forma de comunicação, a titulo de exemplo a "nossa" Optimus é uma das que têm apostado forte:
O video anterior é referente a uma acção de comunicação da Optimus em que o Marketing de Guerrilha é utilizado, resultando neste caso na perfeição, já que surpreendeu as pessoas pela novidade e inovação, e mais do que isso: "prendeu" o publico à acção!
Deixo ainda mais um exemplo de marketing de guerrilha usado em acções de comunicação da optimus em Festivais de Verão, os "homens ombros":
Neste tipo de comunicação mais do que quebrar a rotina diária, o mais importante é ter uma boa ideia, e a comprovar esse facto está o exemplo dado por André Rabanea, CEO da agência Torke, da "Árvore de Natal Mais Pequena da Europa" criada para e pela própria Torke:
O exemplo foi dado pelo CEO numa entrevista concedida no ano de 2008 à Rádio Europa Lisboa, referindo que:
"...como a Praça do Comércio estava livre no ano passado, porque não havia verbas na câmara e a árvore de natal foi para o Porto, criámos a ideia de brincar com isso, para mostrar que uma grande ideia, mesmo que muito simples, vale muito mais que os grandes investimentos. Gastámos 48 euros e recebemos um retorno imenso."
A Directora de Marketing da Fox considerou esta acção como o "evento mais criativo de 2007".
Concluindo, o CEO da Torke referiu que:
"Na verdade, uma boa ideia pode aproximar mais as empresas dos clientes do que investir milhões em publicidade tradicional e continuar a deixar barreiras na comunicação."
Como estes são eventos que geralmente interferem com a rotina das pessoas, que são seres imprevisiveis devido à sua diversidade é comum apontar-se como desvantagem o facto de o "marketing de guerrilha" ser uma técnica de comunicação que possui na sua génese na sua incerteza, pois não se sabe se e como reagirão!
Cada vez são mais os eventos improváveis e inesperados, havendo o erro de serem banalizados, no entanto enquanto isso não acontece há empresas que os fazem e com enorme sucesso!
O Teaser que apresenta "Life´s for Sharing" - a vida é para partilhar - nome da campanha desenvolvida pela Saatchi Saatchi de Londres, revela o evento inesperado que reuniu na estação do metro de Liverpool Street, em Londres, cerca de 400 dançarinos profissionais no passado dia 15 de Janeiro!
Várias câmaras ocultas gravaram o evento, assim como muitos foram os populares que ali passavam e filmavam com o seu telemóvel, dando ainda mais sentido ao slogan da campanha desenvolvida para "T-mobile", "Life´s for Sharing"!
Muitos foram os que se juntaram à coreografia, tornando o seu dia mais risonho, confirmando-se cada vez mais que estes eventos inesperados apaixonam as pessoas pelas marcas, pois envolvem-nas e surpreendem-nas!
Poderás ver o resultado oficial aqui no blog:
Vantagens:
-utilização de poucos recursos humanos e financeiros;
-conhecimento do público-alvo;
-utilização de meios pouco convencionais, mais apelativos.
Desvantagens:
-incerteza quanto ao resultado da acção
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
10 - MARKETING DE GUERRILHA
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