quinta-feira, 23 de abril de 2009

1) VOBIS - "DESLIGADO"


A Vobis é uma especialista no retalho informático e tecnológico inserida no mercado português, tendo como missão tornar as novas tecnologias acessíveis a todos os portugueses.
Além de possuir uma vasta gama de produtos, a Vobis aposta forte num "acompanhamento cuidado dos problemas e necessidades específicas de cada cliente", através de um pacote de serviços bem estruturados e de equipas profissionais que auxiliam o cliente na escolha mais adequada da tecnologia.

Desenvolveu recentemente (Agosto 2008) uma campanha designada "desligado", usando Fernando Alvim como figura pública para a apresentação da mesma.
Inicialmente foi publicado o seguinte spot:

A curiosidade despertou entre aqueles que o visualizaram quer na tv, quer através do site criado pela Vobis para a campanha: desligado.net !

Durante 7 dias foram sendo publicados na internet spots desta campanha, que acompanhavam a vida de Fernando Alvim completamente "desligado", sem novas tecnologias!
O culminar de toda esta campanha deu-se com a publicação do spot que revelou o final desta história: Fernando Alvim depois dos "penosos" 7 dias, termina "dançando de contente" e munido de inúmeras inovações tecnológicas!
Vejam a "Revelação":

O nome da música é "Tony The Beat", e pertence à banda sueca THE SOUNDS. É uma música com um estilo musical que sendo "New wave" sofre também influências do punk e da electrónica.
Termina de forma perfeita para o título desta campanha - "desligado":
Don't stop push it now
and I will give it all to you
don't just stop now
and try to give it all up
don't stop push it now
get down and do what you've been told
don't just stop now
and try to give it all up

A letra da música "serve" perfeitamente como analogia ao "desligar" ou não, e neste caso "desligado" ou não de todas as novas tecnologias que fazem parte do nosso dia-a-dia, e que a Vobis comercializa.
Os spots desta campanha mostram-nos um homem solitário (Fernando ALvim), onde o tédio é reinante nos seus dias "desligado" das tecnologias que nos fazem sentir cada mais dependentes delas, sugerindo-nos a ideia de que estas são quase como bens de primeira necessidade!E quando o "martírio" de abstinência tecnológica termina, eis que a felicidade contagiante volta!
Mas vejamos como tudo começou:

A estratégia criativa adoptada é "abordagem à ressonância", tendo sido escolhida uma figura pública (Fernando Alvim) que transmite os valores da campanha que pretende ser jovem, inovadora e transpositora de barreiras. Trata-se de uma marca que comercializa produtos aos quais é difícil a diferenciação, pois muitos outros concorrentes fazem o mesmo, então nada melhor do que recorrer a uma figura tão carismática e próxima do público-alvo a fim de obter uma diferenciação efectiva no mercado, envolvendo emocionalmente o público-alvo ao ver retratado o seu dia-a-dia sem tecnologias.
Sabendo que as novas tecnologias são a "perdição" dos adolescentes e cada vez mais de um publico com idades superiores, a Vobis com esta campanha jovial tenta captá-los...!

Foi capaz de gerar "buzz", cumprindo assim o objectivo inicial, tendo sido este efectivado através da interactividade que a Vobis conseguiu junto do seu público-alvo, usando para isso o seu site.
Fernando Alvim viveu 7 dias sem telemóvel, internet, computador, agenda electrónica, gps e leitor de mp3, publicando no site o Diário de Alvim e possibilitando a interacção entre este e o público-alvo da Vobis.
Durante os 7 dias, o site da Vobis recebeu mais de 10.000 comentários o que é um registo notável, um feed-back fantástico sem dúvida!

De facto é um tema que afecta a vida de muitas pessoas: dependência das novas tecnologias!
Comunica-se em toda esta campanha uma série de benefícios emocionais, a sensação de se estar ou não "desligado" das novas tecnologias.

Tiraram todas as inovações tecnológicas a Fernando Alvim, e ao longo dos 7 dias ele mostra-nos como sobreviveriamos ou não (lá estou eu com esta dicotomia outra vez), comunicando quais as vantagens de estar "desligado".
De notar que aos "olhos" de Fernando Alvim as vantagens são quase que inexistentes, reforçando em contraposição as vantagens de termos as novas tecnologias que poderão ser fornecidas pela Vobis, beneficios esses que são muito mais emocionais do que racionais.
"Para quê termos uma Playstation quando podemos divertir-nos a jogar Mikado?"


Esta campanha dirigiu-se para o seu publico-alvo e segmento-alvo: homens e mulheres da classe média, jovens, inovadores e modernos. Dos 16 aos 40

O consumidor pensa que os produtos tecnológicos são iguais em todas as superficies comerciais, então esta campanha é óptima para a Vobis se diferenciar das demais convidando todos a "ligarem-se ao mundo".
É enorme a incidência na ideia da impossibilidade de se viver sem as tecnologias dos tempos modernos, apresentando-se a Vobis como uma "ponte" para que todos nos "liguemos ao mundo" através dos seus produtos tecnológicos.
"Em Portugal, todas as pessoas sabem onde é que é a rua tal. Erguem os braços, dizem «controlar» em vez de «contornar» e invariavelmente enviam-nos em direcção a Marrocos."

Trata-se de um posicionamento psicológico pois é transmitido ao consumidor o benefício emocional de usufruir dos produtos comercializados pela Vobis, que o "ligarão ao Mundo"!

O facto de na execução publicitária nos ser transmitido o tédio do dia-a-dia de uma pessoa sem acesso a nenhuma inovação tecnológica, e da alegria da mesma "ligada ao mundo", faz com que o beneficio imaginário seja uma realidade ("Supporting evidence").
O benefício de se estar "ligado" é imaginativamente alegre, feliz, contactável, livre para vaguear nessa "Aldeia Global".

Mas antes disso, por muito Alvim teve de passar...
"A melhor forma de ficar na cama até tarde é ficar sem computador. Há outras formas que podem servir de justificação para ficar na cama, mas esta é a melhor."


O tom da comunicação é sem dúvida humorístico, daí a óptima escolha de Fernando Alvim:
DIA 7: "Obrigado a todos aqueles que me acompanharam nesta fenomenal aventura onde ficou provado que a tecnologia é, como direi, uma coisa que faz um bocadinho de falta."

Tratou-se de uma campanha em que a mensagem do "desligado" passou de forma perfeita, tendo em muito contribuído para isso a escolha de Fernando Alvim e a ideia inesperada e extremamente inovadora!
Os anúncios desta campanha serão sempre recordados na mesma medida da associação mental à marca que as pessoas farão, pois o logotipo da Vobis está sempre presente nos spots e a imagem de Fernando Alvim também está há muito presente em toda a comunicação da marca.
Assinatura da marca é "Vobis":

E o slogan da campanha "desligado" é:
"Liga-te ao mundo"


As cores vermelho e branco e o simbolo de "on/off" estão também associados à nova campanha, "desligado" = "off" em contraposição à "vobis" = "on" ("Liga-te ao mundo")!


EXTRA 2COMUNICATE:
Making Of

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