domingo, 19 de abril de 2009

3) RED BULL - "DÁ-TE ASAS"


RED BULL é a marca da bebida energética mais famosa do mundo graças não só a uma boa campanha de marketing, mas também a uma eficiente distribuição e projeto de embalagem excelente, conseguiu o sucesso!
O que se pode ler numa lata de RED BULL é que:
"Aumenta a resistência física, acelera a capacidade de concentração e a velocidade de reacção, dá mais energia e melhora o estado de espírito".
A marca do touro vermelho é famosa pelo slogan “Red Bull dá-te asas”, e tem como público-alvo os jovens (abaixo dos 25 anos) e desportistas, segmentos que apresentam-se atraentes e igualmente difíceis de lidar. A classe destes segmentos é média, média-alta, alta.
Mas a sua principal sustentação do produto não se encontra apenas nas suas múltiplas propriedades energéticas, expressas no posicionamento “RED BULL revitaliza o corpo e a mente” ou no slogan “Red Bull Gives You Wings" (traduzido nos 140 países onde a é comercializado RED BULL). Assim, a sua força maior é o marketing agressivo, surpreendente e inovador, direccionado para consumidores jovens abaixo dos 25 anos.

Como tipo de estratégia criativa a RED BULL possui "Imagem de Marca" já que consegue agregar á sua "volta" muitas tribos jovens que definem a sua atitude, e através de eventos radicais desportivos "alheios" à real actividade económica da marca. Associa-se assim a marca à adrenalina, à ideia do alcance do "impossivel", radical... com eventos como o RED BULL AIR RACE - WORLD SERIES:

O spot aqui publicado apresenta-se com uma composição sonora bem ao estilo "hollywoodesca", de filme de acção. A "voz-off" grave e séria transporta-nos também para o inesperado "mundo do cinema" onde é narrada uma história, neste caso o evento da RED BULL!Bastante informativa e emotiva a narração do evento.
As manobras dos aviões fazem quase tudo, pois são na verdade umas verdadeiras acobracias e lideres em perícia. Filmam muito a multidão sugerindo o ambiente festivo e jovem que comparece neste tipo de eventos, e que definem a sua atitude e a da marca também.

A RED BULL oferece esse sentimento de ser radical, diferente, inovador, com os eventos promovidos pela marca, e associa-se a acontecimentos únicos, inesperados, quase que "impossiveis", únicos, traduzindo-se numa enorme soma de benefícios emocionais.

No RED BULL AIR RACE o segmento-alvo é a classe média, média-alta, alta, jovens adultos, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos. Há sempre um enorme foco na Energia (consumer insight)! O posicionamento psicológico é assumido pela marca que promete sempre grandes emoções com os seus eventos.
O beneficio imaginário de "red bull dá-te asas" é sempre justificado através de todas as execuções publicitárias (supporting evidence), e neste caso também é pois o simples facto de ser uma corrida de aviões sugere também o "dá-te asas" da RED BULL que com estes eventos anima muitas cidades mundiais.
O tom da comunicação é grande espectáculo!


Assinatura da marca é "RED BULL DÁ-TE ASAS":


Slogan de campanha: Red Bull - Air Race - World Series

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